Mensagem aos stakeholders da RGO

2023-12-30

O ano de 2023 está se encerrando. E com ele, também encerro um ciclo de seis anos como Editor Executivo da RGO.

Ao longo deste período trabalhamos permanentemente para dar continuidade ao periódico e implementar melhorias ao processo editorial. Conseguimos importantes avanços, dentre os quais quero compartilhar:

  1. Atualização da plataforma de gestão da RGO, passando a operar com o Open Journal Systems (OJS);
  2. Vinculação de novos indexadores, em especial a adoção do Digital Object Identifier (DOI) e a vinculação na Web Of Science (WOS);
  3. Melhoria no índice h5 do Google Scholar;
  4. Adoção do fluxo contínuo para publicação de trabalhos científicos, permitindo publicação imediata dos trabalhos aprovados pelo processo avaliativo. Essa prática diminui a importância da data de divulgação da publicação e nos permitiu disponibilizar as edições antes do período por elas compreendidos.
  5. Adoção de editores científicos por área temática/modalidade, imprimindo maior assertividade nas designações de avaliadores;
  6. Atualização do template de submissão e revisão permanente das regras de submissão, com versão de linguagem estrangeira;
  7. Padronização de imagem visual e modernização do site do periódico, com versão da página para o inglês e o espanhol;
  8. Participação em fast track de diversos eventos científicos nacionais, dando visibilidade aos eventos e ao periódico;
  9. Redução no tempo médio de avaliação, atendendo as expectativas dos autores;
  10. Melhoria nas diretrizes editoriais, adotando as melhores práticas internacionais de conduta ética no processo editorial;
  11. Melhoria no Qualis/Capes no último quadriênio, passando para B1.

Muitas das melhorias foram possíveis pelo apoio financeiro concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação Santa Catarina (Fapesc), por meio da chamada pública 21/2022, a quem manifestamos nosso agradecimento.

Muito trabalho caracterizou o período para a Revista Gestão Organizacional, que tem sua existência justificada no atendimento da comunidade científica, composta por autores, revisores, leitores, editores, assistentes editoriais e entidades indexadoras.

Agradecimentos à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), mantenedora do periódico, e a Universidade do Estado de Santa Catarina, parceira da publicação, pela confiança no trabalho desenvolvido.

Agradecimentos aos diversos editores científicos e membros da equipe editorial que dividiram este trabalho ao longo desta jornada, em especial ao Editor Científico Juliano Fossá pelas contribuições na melhoria do processo editorial e na conquista de novos indexadores. Muito obrigado a todos pela confiança e pelo apoio.

A partir de 2024, a professora Caroline Keidann Soschinski assumirá o cargo de Editora Executiva, com os melhores votos de um excelente trabalho.

Quero desejar a todos um ano novo cheio de oportunidades e de realizações.

Sady Mazzioni

Editor Executivo da RGO