Fatores de Influência no Desempenho em Redes de Colaboração Interorganizacional Horizontal: Um Estudo no Segmento de Autopeças

Autores

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Francisco de Assis Soares Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naíula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Vivianne Pereira Salas Roldan Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1099

Resumo

O segmento do aftermarket de autopeças nacional vive uma profunda mudança em seus canais de distribuição, comprimindo a figura do varejo que, para responder a tais mudanças, tem se unido e constituído diversas ações, dentre elas a formação da Rede Âncora de Autopeças. As redes de colaboração interorganizacional têm o potencial de contribuir para a competitividade das empresas que a integram, uma vez que permitem acesso a informações, recursos, mercados e tecnologias, que ampliam as vantagens econômicas no tocante ao aprendizado, às escalas e escopo de produção ou de comercialização. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi verificar a influência dos fatores estruturais e relacionais na percepção do desempenho pelos gestores das empresas que integram a Rede Âncora de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de natureza explicativa, com abordagem quantitativa. Foi realizada  uma pesquisa de campo junto às empresas participantes dessa rede, sendo utilizados como instrumentos de coleta um questionário aplicado junto aos gestores dessa empresas e uma entrevista semi-estruturada com o atual presidente da Rede Âncora de Pernambuco.  Para o tratamento dos dados advindos do questionário, foram usadas estatística descritiva e regressão múltipla. Na análise da regressão múltipla, foi utilizado o modelo o recíproco uma vez que a literatura não apontava um modelo empírico já testado. Com os resultados obtidos, confirma-se estatisticamente a relação entre a dimensão estrutural e a dimensão relacional com o desempenho percebido pelos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006), MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008) e Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011). Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), locado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão). Pesquisa temas com ênfase em Competitividade no Varejo, atuando principalmente em pesquisas que envolvem Competitividade e Tributação no Varejo; Planejamento Tributário; Competitividade entre Canais de Distribuição; Ensino/Aprendizagem em Negócios

Francisco de Assis Soares, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1973) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980). LIvre Docente em Economia pela UFC (2000). Atualmente é Diretor Ténico da Associação Cearense de Estudos e Pesquisa e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, docente do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria da UFC e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: ceará, industrialização, nordeste, insumo-produto e política industrial.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, tendo experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, e atuando principalmente nos seguintes temas: Ceará, competitividade, indústria, controladoria e gestão.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Líder do Núcleo de Estudos organizacionais (NEO) da Faculdade de Economia, Administração, Atuarias, Contabilidade e Secretariado (FEAACS). Concluiu o doutorado em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (2001), o mestrado em Educational Administration and Supervision na University of New Hampshire (1991), o mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), e atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará, da área de estudos organizacionais e gestão de pessoas, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC).

Maria Naíula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Orçamento e Gerência de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, gestão, custos, controladoria e custos e tomada de decisão.

Vivianne Pereira Salas Roldan, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2010-2012). Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos