Criação e Gestão do Conhecimento em Projeto de EAD: Análise da parte do Projeto Aluno Integrado do Ministério da Educação coordenada pela UFSC.

Autores

  • Aline Pereira Soares Petrobras / UFSC
  • Marina Keiko Nakayama UFSC
  • Luis Roque Klering UFRGS / EGC
  • Ricardo Azambuja Silveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1144

Palavras-chave:

Livro Didático. Imagem. Texto e Autoria.

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso sobre o modo como ocorreu a gestão do conhecimento na parte coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, na modalidade de EaD. Um dos objetivos do estudo foi analisar como aconteceu a gestão do conhecimento entre a equipe do curso PAI nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, sob a coordenação da UFSC. Para compreender e analisar o caso, recorreu-se ao modelo das condições capacitora de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Ground Theory (GT). Os resultados das análises apontaram a socialização, como uma das etapas mais deficitárias dentro do cenário da gestão do conhecimento; também sugerem acrescentar a condição capacitora de conhecimento infraestrutura tecnológica, ao modelo proposto pelos autores.

Biografia do Autor

Aline Pereira Soares, Petrobras / UFSC

Prof. de graduação e pós-graduação da Escola de Administração (EA) da UFRGS; em estágio de pos-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC

Marina Keiko Nakayama, UFSC

Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

Luis Roque Klering, UFRGS / EGC

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS); realizou estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

Ricardo Azambuja Silveira, UFSC

Professor do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina  (INE/UFSC)

Downloads

Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos