Atitudes de Aceitação e Rejeição de Indivíduos às Ações Organizacionais em prol da Diversidade da força de trabalho

Autores

  • Fernanda Ribeiro Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Minini Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Graciane Anunciação Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thais Spinardi Ferreira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Evelize Welzel Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i1.1209

Palavras-chave:

Balanço Social, Responsabilidade Social Empresarial, Transparência.

Resumo

Este artigo revela um estudo exploratório acerca das atitudes de aceitação e rejeição dos indivíduos às ações organizacionais em prol da diversidade da força de trabalho, realizado em duas instituições bancárias que atuam no Brasil, uma nacional e outra estrangeira. O objetivo foi investigar as justificativas de indivíduos para tais atitudes com base em categorias ancoradas em três vertentes de conhecimento: a da Psicologia Social, a da Psicologia do Indivíduo de Adler e a da Teoria                 Neo-Institucional. A pesquisa foi realizada com sujeitos de duas instituições financeiras sediadas em São Paulo/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram que grande parte das atitudes manifestas foi justificada por crenças na Justiça Social e Obtenção de Ganhos, ambas as abordagens inerentes à Psicologia Social. As justificativas baseadas na Teoria       Neo-Institucional foram pouco apresentadas, bem como, as inerentes a Psicologia do Individuo.   Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir e avançar nos estudos sobre a aceitação ou rejeição às ações organizacionais em prol da diversidade da força de trabalho considerando-se diferentes perspectivas do conhecimento.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Prebiteriana Mackenzie. Trabalha na área de Marketing e Comunicação Interna do Banco Santander. 

Fernanda Minini Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Prebiteriana Mackenzie.

Graciane Anunciação Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Prebiteriana Mackenzie. Atua como Assistente de Diretoria na LCA Consultores.

Thais Spinardi Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Prebiteriana Mackenzie. Atua como Analista de Planejamento Comercial na empresa Itau-Unibanco.

Evelize Welzel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutora em Administração pela Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em mercadologia e organizações e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica para a sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, marketing social e ecológico, consumo responsável/sustentável

Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Psicologia, mestre e doutora em Administração. Professora de período integral da Universidade Prebisteriana Mackenzie.Responsável pelo desenvolvimento pedagógico da linha de formação em gestão de pessoas do curso de graduação em Administração . Membro do NELO - Núcleo de Estudos em Liderança e Diversidade nas Organizações da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A tua em projetos de pesquisa do CNPQ e do CAPES com linhas de estudo voltadas para a gestão da diversidade, atitudes e comportamento organizacional.

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Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos