O Processo de Liderança como Facilitador da Aprendizagem Organizacional no Sebrae

Autores

  • Islania Andrade de Lira Delfino Universidade Federal de Campina Grande
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1241

Resumo

Este estudo analisa o papel do processo de liderança (líder, liderado e contexto) como facilitador da aprendizagem organizacional no SEBRAE/PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com 10 gerentes. Os resultados revelaram que o papel do líder é estimular a geração do conhecimento, interpretar e disseminar as informações e incentivar a sistematização. O liderado tem o papel de captar e gerar o conhecimento, interpretar e difundir as informações e compartilhar experiências. Já o contexto tem o papel de nortear e disponibilizar meios e estrutura adequada para que a aprendizagem ocorra na organização. Conclui-se que a liderança e a aprendizagem são processos que podem ser estudados de forma integrada e que os níveis de aprendizagem (individuo, grupo e organização) estão ligados ao processo de liderança (líder, liderados e contexto).

Biografia do Autor

Islania Andrade de Lira Delfino, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa/PB. Interesses de Pesquisa em Aprendizagem e Comportamento Organizacional.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade federal da Paraíba

Professor do departamento de Administração e coordenador no programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências – NAC/CNPq (www.ccsa.ufpb.br/nac). Pesquisador do CNPq. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária. E-mail: anielson@uol.com.br

Downloads

Publicado

2014-06-12

Edição

Seção

Artigos