ASPECTOS INSTITUCIONAIS E ESCOLHA ESTRATÉGICA NO PROCESSO DE MUDANÇA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO NO PERÍODO 1990-2004: O CASO DA ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

Autores

  • Cláudia Fabiana Gohr Unochapecó
  • Luciano Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1244

Palavras-chave:

Conceito, Região, Fronteira.

Resumo

O Setor Elétrico tem experimentado transformações estruturais. No Brasil, tais transformações despertaramo interesse em pesquisar as consequências advindasdo processo de reestruturação do setor. Estas pesquisasprocuravam analisar os impactos da reestruturação naestrutura organizacional, no desempenho econômico,no sistema regulatório, nas relações de poder e na estratégia. Na corrente que estuda os impactos da reestruturação do setor nas estratégias, destacasea forte influência do ambiente institucional noprocesso de mudança estratégica. Nesse sentido, ateoria institucional oferece um interessante arcabouçoconceitual para analisar a influência dos aspectos docontexto externo sobre as ações estratégicas. No entanto,é importante considerar que os atores organizacionaistambém contribuem para a escolha das açõesestratégicas. As decisões tomadas por eles influenciamna organização, o que reforça o papel da teoria daescolha estratégica, que considera que os decisores sãoativos e têm capacidade de influenciar no ambiente.Tomando como base essas duas correntes teóricas, esteartigo tem como objetivo verificar como os aspectosinstitucionais e a escolha estratégica influenciaram nasações estratégicas de uma empresa estatal do SetorElétrico Brasileiro (SEB) e, consequentemente, namudança estratégica. Foi adotado o estudo de caso comuma abordagem qualitativa e longitudinal. Constatouseque o novo modelo desenvolvido para o SEB e areformulação deste foram aspectos institucionais quetiveram uma forte influência sobre as ações estratégicasda firma. O pessoal do alto escalão teve a capacidadede atender às exigências institucionais resultandoem maior legitimidade, o que, consequentemente,contribuiu para o êxito das estratégias realizadas.

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