A INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS NA ESTRATÉGIA DE ÓRGÃOS PÚBLICOS: O CASO DA DIRETORIA DE TURISMO DE GUARULHOS/SP

Autores

  • Benny Kramer Costa Unochapecó
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira
  • João Maurício Gama Boaventura
  • Miguel Eduardo Moreno Añez

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1245

Palavras-chave:

Produção científica, Logística, Bibliometria e sociometria.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar ascaracterísticas e ações estratégicas dos stakeholdersdo turismo de Guarulhos/SP sob a óptica do órgãopúblico municipal de turismo. Quanto à metodologia,esta se caracteriza pela aplicação de uma pesquisaexploratória, eminentemente qualitativa, do tipoestudo de caso único do município de Guarulhos/SP. Foram analisadas e verificadas as ações voltadasao turismo frente às políticas nacionais e estaduaisde fomento ao setor no que se refere aos gruposde stakeholders, bem como as características dosgrupos de stakeholders mais atuantes no municípioinvestigado. Esses aspectos foram analisados pelaótica do órgão de gestão público do turismo local.Assim, o trabalho buscou entender e encontrar umasistemática que congregue as práticas ocorridasna organização investigada no que se referemàs suas relações com os stakeholders. Conclui-secom o método empregado que foi possível umaboa compreensão sobre os stakeholders locais eregionais, sua forma de atuação, de como integráloscom a administração e, principalmente, naarticulação dos mesmos tanto em âmbito regionalquanto municipal, a partir do conhecimento dosentrevistados. Entretanto, isso se deu por mérito doconhecimento dos entrevistados, não se podendoafirmar que a estrutura da Secretaria estudada, bemcomo seus sistemas e processos, também sejamdetentores desse tipo de conhecimento.

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