ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UM FRIGORÍFICO BRASILEIRO

Autores

  • Simone Sehnem Unochapecó
  • Adriana Marques Rossetto

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1246

Palavras-chave:

Maturidade. Projetos. Escritório de gerenciamento de projetos.

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em analisaras estratégias ambientais vigentes em um frigoríficobrasileiro comparando as práticas adotadas emdiferentes unidades industriais da empresa. Oarcabouço teórico basilar para o desenvolvimentodo trabalho está pautado nas temáticas: gestãoambiental e estratégias ambientais. O trabalho seconstitui em um estudo exploratório, classificadoquanto à abordagem em qualitativo e que consisteem um estudo de caso. Foi constatado que a DivisãoSuínos e Aves do Grupo Marfrig atua de maneirapioneira e inovadora no que se refere às estratégiasambientais, embora existam discrepânciasentre as unidades industriais, pois o grupo nãoapresenta procedimentos padronizados, resultadodo processo de aquisições efetuado nos últimostrês anos. Todavia, todas as unidades seguem osprincípios de gestão ambiental preconizados pelosistema de gestão ambiental da empresa e há 2(duas) unidades industriais e o porto privado quepossuem a ISO 14.001 implantadas. A empresarecebeu um número significativo de auditorias,que corresponde a 253 auditorias no ano de2010, o que comprova o comprometimento coma eficiência, os controles, a melhoria contínua e aexcelência no processo de gestão para atender àsdemandas de clientes e consumidores.

Downloads

Edição

Seção

Artigos