A INFLUÊNCIA DO GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS TÊXTEIS

Autores

  • Renata Bertoldi Platchek Platchek
  • Dinorá Eliete Floriani
  • Felipe Mendes Borini

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v5i1.1247

Palavras-chave:

recursos humanos, cargo, tempo, avaliação, trabalho

Resumo

O aumento da internacionalização das empresasbrasileiras é resultado, principalmente, de umasérie de mudanças políticas, especialmente deuma política governamental que proporcionoua abertura progressiva do comércio exterior apósos anos 90. A indústria têxtil nacional é um dossetores mais antigos, em Santa Catarina o setorregistra as primeiras empresas em 1880. Além daimportância trazida ao país com a experiência dasempresas deste setor, a indústria têxtil integra a listados dez principais mercados mundiais. O objetivodo presente artigo é investigar a relação do Grau deInternacionalização (GRI) das empresas têxteis e o seudesempenho exportador. O pressuposto principalé que quanto maior o grau de internacionalização,maior o desempenho exportador. Foi realizado umsurvey com as empresas do setor têxtil de SantaCatarina. Diferentemente do que se esperava, odesempenho exportador não sofre influência dograu de internacionalização, ou seja, não é possívelconfirmar a relação do grau de internacionalizaçãocom o desempenho exportador.

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