O uso do Crowdsourcing como Ferramenta de Inovação Aberta: uma Categorização à Luz da Teoria de Redes Interorganizacionais

Autores

  • Ademir Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Florence Heber UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Maria Conceição Luft UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i2.1289

Resumo

O termo crowdsourcing refere-se ao uso da inteligência coletiva presente na internet como ferramenta de inovação aberta, dentre outros usos. Porém, tal conceito ainda carece de maior precisão teórica e, nesta direção, este artigo pretende posicionar o crowdsourcing dentro da taxonomia proposta por Cunha, Passador e Passador (2011) sobre redes organizacionais. Para tanto, foram levantadas diversas concepções relacionadas ao tema a fim de compará-lo com conceitos similares e posteriormente foi feita a sua classificação de acordo com a taxonomia adotada tecendo considerações a respeito de seus limites e possibilidades identificadas.

Biografia do Autor

Ademir Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestrando e graduado em administração pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de extensão no país através do projeto Agentes Locais de Inovação.

Florence Heber, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe  

Maria Conceição Luft, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2014-06-12

Edição

Seção

Artigos