Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?

Autores

  • Marlon Dalmoro Univates
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1386

Palavras-chave:

marketing, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado

Resumo

No presente estudo, inicialmente buscou-se avaliar a influência do número de itens na escala tipo Likert e o efeito da disposição da escala nos resultados de uma mensuração. Juntamente, avaliou-se qual a escala preferida pelos respondentes quanto à facilidade, velocidade e precisão de resposta. Para isto, foram construídos quatro questionários, todos com as mesmas questões, mas com escalas distintas. Os três primeiros questionários apresentavam respectivamente escala tipo Likert de três, cinco e sete pontos. O quarto questionário apresentava a escala tipo Likert de cinco pontos, mas com a disposição invertida. Foram entrevistadas 211 pessoas, as quais responderam a questionários de maneira subseqüente. Os resultados revelaram que a escala de três pontos é menos confiável e tem menor capacidade de demonstrar com precisão a opinião do entrevistado, mas foi considerada a escala mais fácil e veloz. A escala de cinco pontos teve, em média, a mesma precisão e mostrou-se mais fácil e mais rápida que a escala de sete pontos. Portanto, para este estudo a escala que se mostrou mais adequada foi a de cinco pontos. A inversão do formato da escala mostrou que alguns entrevistados mudaram de posição, apesar do efeito médio não ser significativo. Por fim, os resultados suportam algumas reflexões relevantes no processo de construção de escalas tipo Likert.

Downloads

Biografia do Autor

Marlon Dalmoro, Univates

Doutor em Administração; Professor do Centro de Gestão Organizacional - UNIVATES

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Administração; Professora Adjunta da UFSM.

 

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Edição Especial - Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Administração e Contabilidade