Gerenciamento da cadeia de suprimentos e integração de informação estratégica em uma indústria de embalagens plásticas no Brasil

Autores

  • Augusto Carvalho Stagi UCAM - Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i2.147

Resumo

Este artigo metodológico e aplicado objetiva apresentar o processo de definição, implantação e consolidação de um sistema de gestão integrada de informações em uma grande empresa do ramo de embalagens plásticas, sob a ótica do SCM (Supply Chain Management), Gerenciamento da Cadeia de Materiais. O processo é dividido em três etapas: (1) mapeamento e análise de informações num ambiente corporativo; (2) organização, definição das políticas de controle e suporte à tomada de decisão; (3) apuração dos resultados e retroalimentação do sistema. O trabalho foi desenvolvido entre Jun/2006 e Jun/2007 e, embora tenha um ponto de vista focado nas atribuições da Gerência de Suprimentos, tem dimensão estratégica seja pela definição de um sistema de controle ou pelos próprios resultados, proporcionando à empresa analisada sair de situação difícil em direção à consolidação de um ciclo virtuoso.

Biografia do Autor

Augusto Carvalho Stagi, UCAM - Universidade Candido Mendes

Engenheiro de Produção pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), MBA em Engenharia Financeira pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Mestrando em Economia Empresarial pela UCAM (Uinversidade Candido Mendes). Atualmente Gerente de Negócios de Grande Empresa de Energia e docente do curso de MBA em Petróleo e Derivados no ICPG (Instituto Catarinense de Pós-Graduação)

Downloads

Publicado

2009-12-23

Edição

Seção

Artigos