Análise da validade de modelos de gestão da sustentabilidade: uma proposta metodológica qualitativa.

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Bárbara Galleli Universidade de São Paulo (USP-SP)
  • Ana Claudia Bansi Universidade de São Paulo (RP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1476

Palavras-chave:

Gestão Estratégica. Desenvolvimento Local e Regional. Competitividade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um caminho metodológico capaz de analisar qualitativamente a validade de modelos de gestão da sustentabilidade. Com a premissa de que a validação de um modelo significa a possibilidade de sua expressão coerente em contexto empírico, após explicitada a elaboração do caminho metodológico para a análise da validade  qualitativa de modelos de gestão da sustentabilidade, foi demonstrada sua aplicabilidade com base no framework representativo do acontecimento da sustentabilidade organizacional, de Munck, Munck e Borim-de-Souza (2011b). Como avanços principais, destaca-se a proposição de um caminho que visa não somente a validar uma ou outra dimensão da sustentabilidade, mas sim um modelo de gestão em sua totalidade. Além disso, há a contribuição para o avanço da consolidação da pesquisa qualitativa no que tange à validade de modelos e aos processos de validação, no sentido de sua ratificação como possibilidade e oportunidade de pesquisa.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do PPGA-UEL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, gestão sustentável, aprendizagem e gestão por competências.

Bárbara Galleli, Universidade de São Paulo (USP-SP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), na linha Administração Geral (2013). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações (2013). Graduada pela mesma instituição no curso de Administração (2011). Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência.

Ana Claudia Bansi, Universidade de São Paulo (RP-USP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (USP), na linha Administração Geral (2013). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações (2013). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Toledo Araçatuba/SP (2008). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Comtemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina UEL/PR (2010).

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Edição Especial - Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Administração e Contabilidade