O surgimento e o desenvolvimento da epistemologia da administração – inferências sobre a contribuição ao aperfeiçoamento da teoria administrativa.

Autores

  • Maurício Serva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1529

Palavras-chave:

Código Florestal Brasileiro, Movimento de Mulheres Camponesas, Meios de Comunicação.

Resumo

The Emergence and Development of Administration Epistemology - inferences about the contribution to the advancement of management theory.

 

 

Este artigo tem origem na constatação do interesse crescente da comunidade científica da administração na construção de uma epistemologia específica nesta área. No Brasil, tal interesse se revela principalmente pela a oferta da disciplina epistemologia em cursos de pós-graduação stricto sensu, pelo estabelecimento da epistemologia enquanto tema em duas divisões acadêmicas da ANPAD, pela realização anual na Universidade Federal de Santa Catarina de um colóquio internacional dedicado ao tema, como também pela discussão frequente de assuntos ligados à epistemologia da administração em eventos e publicações científicas. Todo esse movimento traz consigo uma espécie de questionamento crítico sobre os caminhos da própria ciência que observávamos em outras áreas, mas até então não na administração. Assim sendo, neste artigo adoto como objetivos sintetizar o surgimento e desenvolvimento dessa epistemologia específica, e inferir sobre suas prováveis contribuições para o aperfeiçoamento da teoria da administração. Para tanto, traço um panorama dessa epistemologia, e, em seguida expresso as seguintes inferências sobre algumas das suas possíveis contribuições para o aperfeiçoamento da teoria administrativa: a) amadurecimento da teoria pela adoção de uma atitude reflexiva dos pesquisadores; b) melhoria dos protocolos de pesquisa, adequando os métodos empregados aos objetivos das pesquisas; c) favorecimento da aproximação entre teoria e prática, entre pesquisadores e gestores; d) mapeamento realista do campo de atuação tanto dos pesquisadores como dos gestores; e) uma melhor visão de conjunto do campo da administração.

Biografia do Autor

Maurício Serva, UFSC

Maurício Serva finalizou a graduação em administração de empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia em 1978, concluiu o mestrado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV) em 1991 e o doutorado em administração de empresas nesta mesma escola em 1996. Realizou pós-doutorado em Gestão e Autonomia Social na École des Hautes Études Commerciales de Montréal de 1996 a 1998, onde lecionou a disciplina Sociologia da Empresa no curso de graduação em administração. É professor universitário desde 1979, quando iniciou sua carreira na Universidade Estadual de Feira de Santana. Em 1993, fundou na UFBA a Revista Organizações & Sociedade, sendo então o seu primeiro editor. Fundou em 2002 e presidiu até 2012 o CIRIEC-Brasil, seção brasileira do CIRIEC - Centre International de Recherche et dInformation sur lÉconomie Publique, Sociale et Coopérative. Desde 2007 é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde fundou e coordena o Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento, além de líder de grupo de pesquisa no CNPq com esta mesma denominação. Criou na UFSC em 2011 e coordena até o presente o Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Publicou em livros e revistas científicas de diversos países tais como Brasil, Canadá, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Venezuela um total de 38 artigos, 1 e-book e 9 capítulos de livros. Publicou 33 trabalhos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Orientou 17 dissertações de mestrado, duas teses de doutorado e uma pesquisa de pós-doutorado na área de Administração. Recebeu 1 prêmio do International Council of Canadian Studies. Atua na área de Administração, com ênfase em Teoria das Organizações, Racionalidade, Epistemologia da Administração, Desenvolvimento Territorial Sustentável. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: teoria das organizações, racionalidade, epistemologia e sociologia da ciência da administração, desenvolvimento territorial sustentável, economia social, emancipação, sociologia econômica, etnografia, complexidade da ação gerencial.

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Edição Especial - Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Administração e Contabilidade