Uma análise da atitude e do interesse dos estudantes de contabilidade quanto à área de métodos quantitativos

Autores

  • Francisco José Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Elias Pereira Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Anderson Queiroz Lemos Universidade Estadual do Ceará
  • Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i2.177

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o interesse e a atitude de estudantes de cursos graduação em Contabilidade em relação à área de métodos quantitativos. A partir de uma revisão de literatura foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes, e em seguida desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 144 estudantes de instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados através de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Contabilidade não demonstraram uma atitude entusiasmada em relação às disciplinas de métodos quantitativos. Quanto às hipóteses, verificou-se que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos, e negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de Administração, tendo-se verificado que os estudantes de Contabilidade sentem-se mais seguros quanto ao domínio de habilidades, percebem uma maior importância na área e tem um nível de autoconfiança mais elevado, quando comparados aos estudantes de Administração. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e para professores melhor direcionarem o processo de formação de profissionais da contabilidade.

Biografia do Autor

Francisco José Costa, Universidade Estadual do Ceará

Professor do curso de mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Administração, com interesses em marketing e educação em negócios.

Elias Pereira Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Anderson Queiroz Lemos, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, Universidade Estadual do Ceará

Administrador e Mestrando em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Edição

Seção

Artigos