TUPER: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NO MERCADO DO PRÉ-SAL

Autores

  • Carin Maribel Koetz UNIVALI- Universidade do Vale do Itajaí
  • Elaine John Univali-Universidade do Vale do Itajaí
  • Anete Alberton UNIVALI
  • Sidnei Vieira Marinho UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i2.2861

Palavras-chave:

Orientação profissional, Adolescência, Educação Básica, Santa Catarina.

Resumo

Este caso visa estudar o caso para ensino da Tuper S.A. que está subdividido em duas partes. Na primeira parte apresenta como dilema A a decisão da empresa de entrada ou não no mercado do pré-sal. Na segunda parte o dilema B abrange a análise dos pontos positivos e negativos da decisão tomada pela empresa de entrar no mercado do pré-sal. O Objetivo educacional geral do caso é fornecer elementos que possibilitem analisar o processo da inovação e da estratégia organizacional. O caso expõe dados e falas verídicas sobre a Tuper e o Pré-Sal extraídas de fontes secundárias obtidos por meio da análise de documentos públicos, jornais, revistas, sites e relatórios sobre o setor e é recomendado para alunos do curso de graduação em administração e cursos tecnológicos na área de gestão organizacional. O caso apresenta contribuições conceituais e gerenciais na área de estratégia e inovação voltadas para o aprimoramento da tomada de decisão estratégica e para o desenvolvimento de vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Carin Maribel Koetz, UNIVALI- Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda PPGA UNIVALI

Elaine John, Univali-Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda PPGA UNIVALI

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Casos para Ensino