A FORMAÇÃO CIDADÃ NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O DELINEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS CIDADÃS A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NA AMÉRICA LATINA E EUROPA

Autores

  • Thiago Gonçalves Magalhães Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marcos Baptista Lopes Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i1.2866

Palavras-chave:

livro didático, saúde indígena, educação escolar indígena, educação problematizadora.

Resumo

Este trabalho relata acerca da formação cidadã e o papel das universidades nesse processo, mais especificamente trata acerca da delimitação da competência cidadã e da sua importância nas sociedades atuais. Assim, o objetivo deste estudo consiste em verificar quais são as competências cidadãs estabelecidas pelos autores, projetos de educação dos países da América Latina e Europa. A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica de 19 artigos acerca do tema, encontrados nas bases de dados Scielo, Capes e Spell. Como resultado foi possível delimitar as competências cidadãs em cinco macro-categorias: cognitivas, comunicativas, associativas, de aprendizagem e sócio transformadoras. As competências delimitadas podem servir como referência para que os centros educacionais possam estabelecer em seus planos de educação a formação voltada para a cidadania através do desenvolvimento das competências cidadãs.

Biografia do Autor

Thiago Gonçalves Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Ctarina - UFSC. Graduado em Administração na mesma Instrituição. Pesquisa a área da gestão por competências, ensino superior e formação para cidadania.

Marcos Baptista Lopes Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos