GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Gilberto Francisco Ceretta Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sieglinde Kindl Cunha Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo
  • Adilson Carlos Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2885

Palavras-chave:

Lycopersicon esculentum, hortaliça, efluente, reciclagem.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo associar a gestão sustentável da cadeia de suprimentos com o desempenho inovador do processo produtivo em duas empresas localizadas no Sudoeste do Paraná. Para atingir esse objetivo utilizou-se como base os pressupostos teóricos de Pagell e Wu (2009), Makkonen e Van Der Have (2012) e Gunday et al. (2011). O estudo possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se o método de estudo de caso, desenvolvido a partir de entrevistas exploratórias e pesquisa documental. Dentre os principais resultados encontrados nos casos, o pressuposto de que a integração da sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos está associada à inovação em processos não é corroborado nos casos analisados, pois, mesmo as empresas não apresentando uma orientação gerencial para a sustentabilidade no contexto da cadeia de suprimento na maioria das variáveis analisadas, a empresa Alumínio I apresenta um perfil inovador em seus produtos e processos, já para a Alumínio II, pode-se apontar que a adoção dessas práticas analisadas esteja colaborando para o seu desempenho inovador no âmbito de seus processos.

Biografia do Autor

Gilberto Francisco Ceretta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Doutorando pela Universidade Positivo e Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Sieglinde Kindl Cunha, Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo

Professora Doutora do Programa de Mestrado e Doutorado - PMDA, da Universidade Positivo - UP

Adilson Carlos Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutorando pela Universidade Positivo e Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos