PERFIL DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Ariádine Maria Muniz Sombra Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Augusto César de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sandra Maria Santos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jandeson Dantas da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i1.2950

Palavras-chave:

Administração Pública, Cargo Comissionado, Perfil Profissional, Vínculo Funcional.

Resumo

O ensino da Contabilidade de Custos, cuja principal função é o auxílio ao controle e à tomada de decisões nas organizações, é o foco do presente estudo, que tem como objetivo identificar o perfil das disciplinas de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras. A pesquisa é desenvolvida através da identificação e análise dos elementos que compõem os planos de ensino – conteúdos, bibliografia, métodos de ensino e avaliativos empregados; e ainda busca observar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos no estudo de Ferreira et al. (2011). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e do tipo documental. Foram analisados cursos de 18 universidades, entre as 50 primeiras classificadas pelo Ranking Universitário Folha 2014 e 24 planos de ensino. Os resultados evidenciam: (a) uniformidade entre os elementos que compõem os planos; (b) dentre os principais conteúdos destaca-se “Introdução à contabilidade de custos”; (c) o método de ensino mais citado são as “aulas expositivas”; (d) a forma avaliativa mais usual é a “prova”; (e) o livro “Contabilidade de Custos”, do autor Eliseu Martins, foi o mais mencionado. Com base nos resultados obtidos, entende-se que há considerável uniformidade no perfil das disciplinas de contabilidade de custos na graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras estudadas.

Biografia do Autor

Ariádine Maria Muniz Sombra, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2015). Desenvolveu, por dois anos (2014-2015), a função de monitora da disciplica de contabilidade de custos na Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC.

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Orçamento e Gerência de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, gestão, custos, controladoria e custos e tomada de decisão.

Augusto César de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestão de pessoas.

Sandra Maria Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professora associada Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, controladoria e gestão.

Jandeson Dantas da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração e Controladoria, linha de pesquisa Contabilidade, controladoria e finanças, pela Universidade Federal do Ceará; Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor da Faculdades Nordeste - FANOR, onde ministra as disciplinas de: Auditoria; Análise das demonstrações Contábeis; Gestão Estratégica; Contabilidade tributária, além de ser coordenador do projeto de extensão em "Iniciação Científica em Contabilidade". Integrante do grupo de avaliadores de artigos científicos para os congressos da referida instituição de ensino superior.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos