DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA CLARICE ELETRODOMÉSTICOS

Autores

  • Graciele Tonial Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Anderson Neckel Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i3.3256

Resumo

A empresa Clarice Eletrodomésticos é caracterizada como uma pequena e média empresa (PME) que atua no segmento de indústria e comercialização de eletrodomésticos. Seus principais produtos são fogões a gás, a lenha, cooktops e fogões semi-industriais, além disso a empresa comercializa também lavadoras e condicionadores de ar. A Clarice está localizada na cidade de Pinhalzinho, na região oeste do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1960 e atende o mercado nacional e internacional. Uma das problemáticas que a empresa enfrenta é a forte concorrência, principalmente, pela dificuldade logística de movimentação de cargas, sendo necessário ser mais competitiva quanto às estratégias de preços e diversificação do portfólio dos produtos. Este caso tem por objetivo analisar práticas relacionadas ao mercado externo (exportação e importação) por meio da construção de cenários competitivos e simulações de decisões estratégicas. Questiona-se quais estratégias implantar para a empresa se manter competitiva no mercado internacional e quais estratégias para abrir novos mercados? As disciplinas relacionadas ao tema subjacente ao caso são: Empreendedorismo Internacional, Marketing Internacional, Negociação Internacional e Comércio Exterior. 

Biografia do Autor

Graciele Tonial, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Coordenadora do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Outras informações relevantes: Possui graduação em Administração, Especialização em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo, ambas pela Universidade de Passo Fundo UPF (RS). MBA em Estratégia de Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). É Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Univali. Atua como professora Coordenadora do Curso de Administração e do curso de Administração com linha de formação em Comércio Exterior da Unoesc, campus de Joaçaba. É professora das disciplinas: Comércio Exterior, Marketing Internacional, Estratégia do composto de Marketing, Marketing I, Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, possui experiência em EAD como Professora Formadora e Professora Tutora do curso de Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processo Gerenciais.

Inocencia Boita Dalbosco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Coordenadora do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Outras informações relevantes: Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior e Graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Atua como professora dos Cursos de Administração, Comércio Exterior. Foi coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Chapecó Gestão 2015. Monitora do Projeto Extensão Industrial Exportadora  PEIEX Apex-Brasil.

Anderson Neckel, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Coordenador do Curso de Agronegócio da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Coordenador do MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios Professor do Curso de Administração Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis Universidade de Passo Fundo

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Publicado

2017-11-17

Edição

Seção

Casos para Ensino