SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS: PRÁTICAS E CONTRIBUIÇÕES ÀS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i2.3285

Resumo

O presente artigo visa identificar contribuições às organizações, advindas de práticas de responsabilidade social no contexto de gestão de pessoas, conforme literatura recente publicada entre os anos de 2010 e 2013. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, efetuado através de revisão bibliográfica dos temas gestão de pessoas, sustentabilidade e responsabilidade social e pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos internacionais classificados nos estratos A1 a B2 do Qualis CAPES, relacionados aos temas gestão de pessoas e sustentabilidade. Verificou-se que práticas de responsabilidade social voltada aos empregados, stakeholders internos, estão positivamente relacionadas à imagem organizacional, à atração e retenção de talentos, à integração do público interno, ao desempenho financeiro, ao capital social e à satisfação dos empregados, podendo gerar vantagens competitivas às organizações. Demonstrou-se, a partir da pesquisa, a pertinência do desenvolvimento de novos estudos sobre a sustentabilidade na gestão de pessoas, que por ser tema emergente demanda esforços para sua consolidação.

Biografia do Autor

Karen Pereira Alvares, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e especialização em Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: licitação e sustentabilidade.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui a seguinte formação: a) Doutorado em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Universitária; b) Mestrado em Administração, também pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Institucional e Administração Universitária; c) Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos