AS COMPETÊNCIAS DE GESTORES HOTELEIROS: REFLEXÕES ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM HOTELARIA NO BREJO PARAIBANO

Autores

  • thales batista de lima Universidade Federal da Paraíba
  • Ielsem de Sousa Sinésio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3791

Palavras-chave:

Família e Escola. Arranjos Familiares. Afetos Parentais. Processo de Escolarização. Famílias de Camadas Populares.

Resumo

A gestão por competências potencializa resultados nas organizações e desenvolve a qualidade das pessoas em que nelas trabalham. Na linguagem organizacional, competência é um “mix” de conhecimento, habilidades e atitudes que o indivíduo possui para estar adequado no desempenho de um cargo em uma organização. Nessa perspectiva, o artigo objetiva analisar as competências de gestores hoteleiros localizados no brejo paraibano. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, método dedutivo e descritivo sobre a percepção dos gestores. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro gestores, cuja interpretação dos dados ocorreu por meio da análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os resultados obtidos demonstram que a hotelaria do brejo paraibano apesar de ter gestores com competências suficientes para conduzirem os meios de hospedagem que gerenciam, necessitam de uma melhor condução sobre uma gestão por competência. É necessário qualificar o hoteleiro da região, sobretudo, com competências congruentes a de uma formação em Hotelaria, de maneira que atenda melhor ao contexto hoteleiro da região. Conclui-se que, o fundamental para um profissional hoteleiro é possuir conhecimentos teóricos e práticos para que em conjunto com os demais colaboradores possam agregar valor social e econômico à organização.

Biografia do Autor

thales batista de lima, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do DCSA/UFPB

Ielsem de Sousa Sinésio, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Hotelaria

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Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Artigos