CHEGOU A HORA? O PROCESSO DE SUCESSÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA FAMILIAR

Autores

  • Patrinês Aparecida França Zonatto Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Amanda Paterno Sbissa Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Sayonara de Fátima Teston Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3878

Resumo

Este caso para ensino tem como objetivo analisar o processo de sucessão em uma pequena empresa familiar, a Werner Cia Ltda. Após 40 anos de empresa o Senhor Adroaldo se vê cansado, e acredita que está na hora de passar a empresa para os filhos administrarem. Ocorre, que o fundador se pergunta a todo momento: será que meus filhos estão prontos e aptos para administrarem a empresa? O Caso apresenta estratégias analisadas no processo sucessório adotadas por uma pequena empresa do ramo de vidraçaria. O caso para ensino pode ser utilizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em administração e áreas afins. A elaboração do texto seguiu uma metodologia apropriada para caso para ensino. Os aspectos apresentados têm por objetivo possibilitar a discussão de conceitos de Pequenas Empresas Familiares, o Processo Sucessório, Competências Empreendedoras e sua associação com a prática empresarial vivenciadas pelas empresas. Após a análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre o perfil do empreendedor, propondo estratégias, sob a ótica da teoria tridimensional, para que o processo sucessório ocorra de maneira satisfatória e não prejudique o crescimento e desenvolvimento da empresa. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em sala de aula.

Biografia do Autor

Patrinês Aparecida França Zonatto, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2015-2018) / Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014), especialização lato sensu em Gestão Empresarial pela UNISC (2012) e graduação em Administração pela Faculdade Dom Alberto - FDA (2010). É membro integrante dos Grupos de Pesquisas Processo Formação de Estratégias - PROFORME e Núcleo de Gestão de Operações e Relações Interorganizacionais - NORI, ambos registrados no CNPQ. É autora de artigos apresentados em eventos e publicados em periódicos da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Amanda Paterno Sbissa, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Adminitração pela Universidade do Vale do Iatajaí - UNIVALI  (2018-Atual). Possui Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2017). Graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Assesc - Estácio Assesc (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Docente das disciplinas Planejamento Estratégico, Administração de Recursos Humanos e Metodologia Científica.

 

Sayonara de Fátima Teston, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014), Formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2009), Especialização em Formação para o Magistério Superior pela Unochapecó (2009), Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002), Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2000). Possui mais de quinze anos de experiência na área de Gestão, atuando na área de Gestão de Pessoas de empresas familiares e multinacionais de grande porte.

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração (2014) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008), especialização lato sensu em Auditoria e Perícia pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2006), especialização lato sensu em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Contestado - UnC (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2004). Atualmente é Professor Permanente da FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa em Contabilidade Gerencial, nas disciplinas de Contabilidade de Custos (PPGCC) e Contabilidade Gerencial (Graduação).

Downloads

Publicado

2018-06-02

Edição

Seção

Casos para Ensino