COMPORTAMENTO DE COMPRA POR IMPULSO EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS / IMPULSIVE PURCHASE BEHAVIOR IN COLLECTIVE SHOPPING SITES

Autores

  • Danúbia Reck IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED
  • Kenny Basso IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i1.3881

Resumo

Este trabalho aborda o comportamento de compra por impulso em sites de compras coletivas. Os objetivos deste trabalho são verificar qual a relação dos antecedentes (fatores situacionais, variáveis demográficas, fatores técnicos, processos afetivos e percepção de desconto) com a compra por impulso em sites de compras coletivas, e verificar qual o impacto da compra por impulso nas emoções positivas e negativas dos clientes de sites de compras coletivas. Para isso fez-se necessário rever os conceitos de impulsividade, compra por impulso, antecedentes da compra por impulso e as suas consequências. Para o objetivo ser atingido foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, quantitativa com questionários fechados que foi aplicada em 142 estudantes de uma Faculdade do norte do Estado do Rio Grande do Sul, que compraram em sites de compras coletivas nos últimos doze meses. Para as análises foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, correlação e regressão. Os resultados encontrados demonstram que fatores situacionais, processos afetivos e percepção de desconto são influenciadores da compra por impulso em sites de compras coletivas, através das análises também foi possível verificar que os consumidores de sites de compras coletivas percebem emoções positivas e negativas após realizarem uma compra por impulso nesses ambientes.

Biografia do Autor

Danúbia Reck, IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED

Mestranda em Administração na IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED

Kenny Basso, IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador da IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED.

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Publicado

2018-09-18

Edição

Seção

Artigos