FATORES IMPACTANTES NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL

Autores

  • Deise Taiana de Ávila Dias Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i3.3952

Palavras-chave:

Corpo. Sentido. Performance Art. Arte. Educação.

Resumo

A busca por um melhor desempenho organizacional é uma prática que intriga muitos pesquisadores e gestores das organizações. As questões centrais que norteiam esta pesquisa são: Por que algumas organizações possuem um melhor desempenho que outras? E quais são os construtos e dimensões que estão relacionados ao desempenho organizacional? Assim, o objetivo deste estudo consiste em identificar as dimensões e os construtos que podem explicar melhor o desempenho organizacional. A base teórica desta pesquisa foi composta pela Teoria Baseada em Recursos e pela Teoria das Capacidades Dinâmicas. O construto desempenho organizacional é composto pelas dimensões: financeira, desempenho de mercado e retorno aos acionistas. O construto gestão dos recursos é composto pelas dimensões: recursos operados e recursos operantes. O construto orientação empreendedora é composto pelas dimensões: inovatividade, assunção de riscos, proatividade, autonomia, agressividade competitiva e rede de relações. O construto  capacidades dinâmicas é composto pelas dimensões: capacidade gerencial, capacidade mercadológica e capacidade ambidestra. Dentre as contribuições deste estudo destaca-se primeiro, a evolução da compreensão das dimensões que influenciam no desempenho organizacional, segundo, pretende-se agregar mais direcionadores que impactam no desempenho organizacional, com o intuito de incentivar as práticas de gestão dos recursos e capacidades nas organizações.

Biografia do Autor

Deise Taiana de Ávila Dias, Universidade de Caxias do Sul

Bacharela em adminstração pela Faculdade da Serra Gaúcha, mestra em administração pela Universidade de Caxias do Sul e doutoranda em administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

É Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, graduação em Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul . Atualmente é membro do conselho administrativo da Metalúrgica De Toni Ltda e doutor adjunto II da Universidade de Caxias do Sul atua como Professor na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Imagem de Produto e Preço, Estratégia de Precificação e Desempenho Organizacional.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos