A CORPOREIDADE EM EVIDÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO CONHECIMENTO ESTÉTICO PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4080

Palavras-chave:

Educación Emancipatoria, Fenda Zapatista, Pensamiento Crítico

Resumo

Sob a perspectiva sociológica da aprendizagem organizacional (AO) este artigo tem como objetivo compreender a contribuição da teoria estética para a AO. Visando atender o objetivo delineado realizou-se um estudo de caso múltiplo em duas empresas de grande porte, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados com as técnicas história de vida, grupo focal e observação não participante, os quais foram analisados por meio de análise de conteúdo com o apoio do software de análise em pesquisas qualitativa, o NVivo®10. Os resultados demonstraram que o conhecimento produzido ou reproduzido por meio das faculdades perceptivo-sensoriais (sensações) e o julgamento estético (sentimentos) nas práticas do dia a dia constituem uma prática social, sendo que alguns trabalhadores desenvolveram essa habilidade e em outros foi desenvolvida pela dinâmica organizacional. Dessa forma, a estética organizacional sobre as práticas cotidianas ficou evidente, assim como seu relacionamento com a AO.

 

 

Biografia do Autor

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração (UPF), Especialista em Gestão de Pessoas (UPF) e Administradora (UPF).

Endereço: Rua Jacinto Vila Nova, 179, Annes

CEP: 99.010-290 - Passo Fundo/RS

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Administração (UNISINOS)

Rua Adolfo Loureiro, 190/40, Vera Cruz

CEP: 99010- 650- Passo Fundo/RS

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Publicado

2019-04-13

Edição

Seção

Artigos