PERSPECTIVA DO CONCEITO DE VALOR AGREGADO: um enfoque segundo especialistas e gestores de RH de industrias e organizações diversificadas

Autores

  • Prof. Dr. Wesley Antonio Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Patrocínio/MG
  • Dalila Alves Corrêa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Faculdade de Gestão e Negócios - FGN Programa de Pós-Graduação e Administração - PPGA.

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4313

Palavras-chave:

Campesinato, Movimento de Mulheres Camponesas, Segurança Alimentar, Soberania Alimentar

Resumo

O estudo teve como objetivo e desafio a compreensão da dinâmica dos sistemas de remuneração e recompensas, a qual intenta-se a reconhecer valor agregado pelo indivíduo. Para tanger o objetivo e o intuito proposto, verificou-se o conceito de valor agregado, no qual associa-se ao sistema de remuneração e recompensa e, como ele se incorpora a este sistema. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa descritiva, sob a postura interpretativista. Sua amostragem foi constituída pelo conceito de cadeia ou redes, a qual incluiu 11 Gestores de RH, 07 Consultores Organizacionais e 06 Pesquisadores Acadêmicos, utilizando-se da entrevista qualitativa semiestruturada. No intuito de codificar e analisar os dados, aplicou-se a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Como resultado de pesquisa, seis pressupostos foram levantados, as quais poderão se desdobrar em objetos de novas pesquisas a respeito do tema valor agregado.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Wesley Antonio Gonçalves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Patrocínio/MG

Doutor em Administração. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, a qual atualmente exerce a função de Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
Pesquisador - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP.
Interesse por pesquisas sobre o tema valor agregado e sistemas de remuneração e recompensas

Dalila Alves Corrêa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Faculdade de Gestão e Negócios - FGN Programa de Pós-Graduação e Administração - PPGA.

Doutora em Administração pela FEA/USP; Coordenadora dos Programas de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.  Pesquisadora CNPq - Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP. Principais temas de sua produção bibliográfica: gestão de pessoas; comportamento humano nas organizações; gestão da diversidade; estudos organizacionais; conhecimento e aprendizagem organizacional; capital humano, identidade organizacional, pesquisa qualitativa em Administração. 

Downloads

Publicado

2018-10-04

Edição

Seção

Artigos