Empreendedores sociais e privados: reflexões sobre suas características comportamentais

Autores

  • José Elmar Feger Universidade do oeste de Santa Catarina
  • Augusto Fischer Universidade do oeste de Santa Catarina
  • Tânia Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dirceu Scaratti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anacleto Angelo Ortigara Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v1i2.47

Resumo

O empreendedorismo tem despertado interesse tanto no meio acadêmico como no meio empresarial e público, especialmente por sua importância para a geração de emprego e renda. Verifica-se crescente número de pesquisas tratando de questões específicas do empreendedorismo, em especial no
sentido de demonstrar a sua importância como gerador de inovações, no meio empresarial privado, no terceiro setor ou no setor público. Esses trabalhos têm discutido as diferenças entre os diversos tipos de "empreendedorismos". A proposta deste trabalho, cujo resultado aqui é apresentado, foi verificar se existem realmente diferenças entre os empreendedores sociais e privados, do ponto de vista de suas atitudes e ações. Através de pesquisa descritiva, utilizando o método de levantamento (survey) com abordagem quantitativa, constatou-se, pelo menos no que tange à amostra, que, de maneira geral, não existe diferença significativa entre as pontuações alcançadas pelos empreendedores sociais e os privados, quanto às características de comportamento empreendedor.

Biografia do Autor

José Elmar Feger, Universidade do oeste de Santa Catarina

Administrador, Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), Doutorando em Desenvolvimento Regional (UNISC), professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Augusto Fischer, Universidade do oeste de Santa Catarina

Administrador, Mestre em Engenharia da Produção (UFSC), Doutor em Administração (USP), professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Tânia Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestre em Administração de Negócios (FURB).Doutoranda na Universidad Pablo de Olavide de Sevilla.

Dirceu Scaratti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), Professor da Unoesc.

Anacleto Angelo Ortigara, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), Diretor Técnico do SEBRAE-SC, Professor da Unoesc.

Downloads

Publicado

2008-12-29

Edição

Seção

Artigos