ANÁLISE DE ATRIBUTOS NA PREFERÊNCIA ENTRE CONSUMO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E SIMILARES OU MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA

Autores

  • Marcos Roberto Luppe Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Caroline Medeiros Rossi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Rosane Rivera Torres Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Helder de Souza Aguiar Fatec - Bragança Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.4881

Resumo

O objetivo principal do estudo foi analisar a importância dos atributos marca, qualidade e preço no processo de decisão de compra dos consumidores de medicamentos genéricos, similares e de referência na cidade de São Paulo e nos municípios da região metropolitana. Definiu-se para a coleta de dados o método de pesquisa quantitativo do tipo survey, via plataforma online, com amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados indicam que a maioria dos respondentes da pesquisa têm conhecimento da diferença entre esses medicamentos. Quanto as motivações que levam a preferência por esses tipos de medicamentos, preço, qualidade e confiança são os principais motivadores para a compra de medicamentos genéricos e similares, e qualidade, confiança e recomendação médica para os medicamentos de referência. Analisadas as motivações quando os respondentes realizam a compra para outra pessoa (shopper), padrão similar foi observado nas motivações na compra desses medicamentos. Em paralelo, a influência de profissionais da saúde na decisão de compra dos consumidores, quanto à recomendação médica ou à recomendação do balconista da farmácia, também se mostrou expressiva, resultados esses semelhantes aos obtidos em outros estudos relacionados ao tema deste trabalho.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Luppe, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Professor Doutor do curso de graduação em Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Coordenador do CEPEV- Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo

Caroline Medeiros Rossi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Discente do curso de Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Rosane Rivera Torres, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Professor Doutor do curso de graduação em Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Helder de Souza Aguiar, Fatec - Bragança Paulista

Professor Doutor na Fatec - Bragança Paulista

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos