O COMPORTAMENTO DA TAXA SELIC E AS OPERAÇÕES DE IN’VESTIMENTO E FINANCIAMENTO DE PESSOA FÍSICA NO PERÍODO PÓS-CRISE ECONÔMICA

Autores

  • Josiane Pontel Universidade Franciscana (UFN)
  • Pâmela Amado Tristão Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • Juliana Andreia Rudell Boligon Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.4924

Resumo

A recente crise econômica enfrentada pelo Brasil, no período de 2014 a 2016, ocasionou, entre outras alterações, o aumento da taxa de juros e da inflação, afetando o mercado financeiro. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o comportamento da taxa Selic e a sua relação com a evolução dos investimentos e financiamentos pessoa física no período pós-crise econômica, em uma instituição financeira privada. O procedimento metodológico utilizado foi de natureza quantitativa e descritiva, dividida em duas etapas, primeiramente foi efetuada a análise de dados no panorama brasileiro das operações de crédito e investimentos pessoa física nas instituições bancárias privadas, utilizando informações do BACEN em três períodos: período anterior à crise econômica, P1 (2013), P2 período de crise econômica (2014 a 2015) e no período pós crise econômica P3 (2016 a 2017). A segunda etapa consistiu em realizar a análise dos investimentos e financiamentos de pessoa física de uma instituição financeira privada, comparando-os com o panorama nacional. Os resultados demonstraram que no período de crise, com a taxa Selic em alta, houve crescimento em algumas modalidades de investimentos e diminuição na concessão de financiamentos. Já no período pós-crise econômica, com a taxa Selic em baixa, os investimentos tiveram redução. A concessão de financiamentos, por sua vez, apresentou leve recuperação.

Biografia do Autor

Josiane Pontel, Universidade Franciscana (UFN)

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Fransciscana (UFN)

Pâmela Amado Tristão, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Juliana Andreia Rudell Boligon, Universidade Franciscana (UFN)

Professora Assistente na Universidade Franciscana (UFN). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos