DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS EM MÍDIAS SOCIAIS: ISSO É SÉRIO? ESTUDO DE FATORES DETERMINANTES NO FACEBOOK

Autores

  • Ilka Gislayne Melo Souza Universidade federal da bahia
  • César Augusto Tibúrcio Silva Universidade de Brasilia
  • Alex Oliveira Serafim Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.4994

Palavras-chave:

Postura estratégica. Inovação sustentável. Internacionalização.

Resumo

Este estudo tem o intuito de investigar quais os fatores determinantes que afetam a divulgação de informações voluntárias em mídias sociais, buscando analisar se a informação voluntária divulgada em plataformas de mídia possui os mesmos determinantes que os meios tradicionais. Nesse sentido, variáveis como tamanho, rentabilidade, assimetria de informação e estruturas de dívidas foram testadas. A mídia investigada foi o Facebook, a maior em número de usuários no Brasil na data da pesquisa. A amostra é composta de 64 empresas de Capital Aberto, pertencentes ao índice IBrX 100. Este estudo utilizou análise de painel desbalanceado, compreendendo um período trimestral entre os anos de 2010 a 2016. Utilizaram-se duas variáveis dependentes: a primeira relacionada ao quantitativo de postagens divulgado no Facebook; e a outra relativa ao alcance das divulgações. Os resultados apontam que variáveis como tamanho e estrutura de dívida foram significativas para explicar o modelo. Há evidências que empresas maiores e com maior estrutura de dívida, têm uma maior divulgação de informações no Facebook. Em termos de alcance, empresas maiores, menos rentáveis, com uma menor estrutura de dívida e com maior assimetria informacional tem uma maior propagação de suas informações, com seus usuários, gostando, compartilhando e comentando suas postagens.

Biografia do Autor

Ilka Gislayne Melo Souza, Universidade federal da bahia

Doutora em Ciências Contábeis pela Unb (Universidade de Brasília)

Professora Adjunta da UFBA (Universidade Federal da Bahia)

César Augusto Tibúrcio Silva, Universidade de Brasilia

Professor Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP Professor da Universidade de Brasília

Alex Oliveira Serafim, Faculdade Futura

Bacharel em Contabilidade pela Unifavip

Pos graduando em Auditoria e Controladoria- Faculdade futura

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos