O USO DAS ESCALAS LIKERT NAS PESQUISAS DE CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5112

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo constatar, por meio de análise de conteúdo, se os autores que publicaram artigos científicos no XII Congresso ANPCONT fundamentaram, em seus estudos, a motivação do uso da Escala Likert e se, com seu uso, o objetivo do trabalho foi atendido. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado mediante análise das pesquisas. Para a seleção dos artigos, utilizou-se como busca o termo específico “Likert”/“Tipo-Likert”, quando este foi a metodologia utilizada para mensuração nestes artigos. Foram analisados 96 artigos publicados, dos quais 12 continham essa escala como seu meio de mensuração. Os resultados comprovam que, ao utilizar a Escala Likert, os pesquisadores não possuem o cuidado quanto a expor as características da escala, os motivos que levaram à sua escolha, suas limitações e do por que se enquadra no estudo, ou seja, não há fundamento e embasamento nas metodologias quanto à escala utilizada. Além do exposto, quanto à aplicabilidade dos dados em métodos estatísticos, os resultados demonstram que somente 2 artigos utilizaram os meios corretos de análise, isto é, conjecturas relacionais de equivalência com o uso da porcentagem. A aplicação inadequada para análise da escala pode inviabilizar os resultados encontrados nos estudos. Assim, este estudo corrobora a necessidade de se evidenciarem os motivos, os aspectos e os pressupostos da Escala Likert em um artigo científico, para transmitir confiança e transparência em seus dados, e, principalmente, alertar aos pesquisadores sobre a necessidade da análise da escala em relação ao seu objetivo final.

Biografia do Autor

Amanda Monteiro Feijó, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de Mestrado em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo em 2004. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, do Centro Sócio-Econômico, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos