FUNÇÕES DAS CONTROLADORIAS MUNICIPAIS: UM ESTUDO NAS PREFEITURAS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v12i3.5196

Resumo

O estudo objetivou identificar como se caracterizam as controladorias das prefeituras das capitais do Brasil, sobretudo no que se refere às funções executadas por estes órgãos. A metodologia se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, configurou-se como uma pesquisa de levantamento (survey) por intermédio da aplicação de questionário específico aplicado aos responsáveis pela Unidade Central de Controle Interno (UCCI) das prefeituras das capitais brasileiras. Os achados, no tocante às características das unidades, permitiram concluir que elas são denominadas Controladoria Geral do Município, formalizadas como secretarias, as quais funcionam 8 horas por dia e tem dotação orçamentária acima de R$ 1.000.000,00, que em grande parte são compostas por mais de 25 profissionais que não são da carreira de controle. Quanto à identificação das funções desempenhadas pelas Controladorias Públicas Municipais, percebeu-se que a função controle interno foi a única executada por todas as unidades participantes do estudo, enquanto que a função gerencial estratégica foi exercida por 73,3%, seguida pela função proteção e controle de ativos (60%), e controle de risco (53,3%). As funções contábil e tributária aparecem com igual representatividade, sendo desempenhada por 6 das 15 unidades. Os dados também demonstraram que 80%, representando 12 unidades participantes, executam de 03 a 05 funções da controladoria.

Biografia do Autor

Tácio Marques Da Cunha, Mestrando em Controladoria no Programa de Pós-Graduação em Controladoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018), especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade Estácio do Recife (2017), graduado em Administração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014).

Aldo Leonardo Cunha Callado, Professor Associado do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (1997), Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestre em Administração na área de Finanças de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professor Adjunto do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba. Atua como Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Pós-Graduação em Controladoria (PPGC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2019-12-17