CARACTERÍSTICAS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO E DESEMPENHO DAS FIRMAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v12i3.5197

Palavras-chave:

Guerra Fria, Orientalismo, Alteridade

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar em que medida as características do conselho de administração influencia no desempenho das firmas brasileiras de capital aberto. A literatura é inconclusiva e indica que não existe uma relação única e definida. Nós argumentamos que características como tamanho, diversidade de gênero, independência do conselho e formação dos conselheiros, podem influenciar o desempenho. Testamos nossas hipóteses em uma amostra de 364 firmas brasileiras de capital aberto listadas na B3, no período de 2015 a 2017. Os resultados sugerem que poucas são as características que, de fato influenciam no desempenho das empresas analisadas, tais como, o tamanho do conselho de administração e a presença feminina, influencia positivamente o desempenho. Entretanto, as demais características observadas não se mostraram significativas ao ponto de influenciar diretamente no desempenho. Nossos achados contribuem para a literatura sobre diversidade dos conselhos ao apontar evidências de que diversidade, não necessariamente implica em melhor ou pior desempenho, outras características de cunho conjuntural podem ser mais relevantes para indicar influência no desempenho. Esta constatação gera possibilidades de investigações futuras.

Biografia do Autor

Kellen Lazzaretti, SENAC/SC e Unoesc Chapecó

Doutoranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Bolsista do Programa PROSUC/CAPES (2018). Mestre em Administração pela UNIVALI (2012). Especialista em Gestão de Pessoas (2005). Graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2004).

Andrezza Aparecida Saraiva Piekas, Unoesc Chapecó

Doutoranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Bolsista do Programa PROSUC/CAPES, modalidade I, dedicação exclusiva (2018). Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Especialista em Controladoria e Finanças (2012). Graduada em Ciências Econômicas - Bacharelado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010).

Dulcimar José Julkovski, Unoesc Chapecó

Doutorando em Administração - UNOESC Campus Chapecó/SC (2018). Mestre em Administração - UNOESC Campus Chapecó/SC (2016). Formação Pedagógica para Docentes pelo Instituto Federal de Sertão (2013), Pós-Graduação Especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Passo Fundo (2009) graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2010), graduação em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). 

Downloads

Publicado

2019-12-17