ÍNDICE ANEEL DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, INDICADORES DE VALORAÇÃO E DESEMPENHO DE COMPANHIAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Caroline Szpanick de Oliveira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Iago França Lopes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná
  • Claudio Marcelo Edwards Barros Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.5234

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional, Multidisciplinar

Resumo

Compreender a associação da qualidade dos serviços prestados com indicadores de valoração e de desempenho podem auxiliar no desenvolvimento de ações que maximizem a eficiência da organização, reconhecendo assim o papel de elementos não quantitativos no escopo organizacional. Assim este estudo tem por objetivo verificar a associação entre Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, os indicadores de valoração e de desempenho de companhias distribuidoras de energia elétrica listadas na Brasil Bolsa Balcão [B]³. A amostra consistiu de 16 empresas distribuidoras de energia elétrica. Os dados referentes ao  Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor e valoração e desempenho das organizações foram obtidos por meio de fontes secundárias. A análise da correlação de Spearman indica que há associação positiva e significante entre o fator do IASC e o fator de desempenho. Outro resultado da pesquisa é que não há associação significante entre a qualidade dos serviços prestados e a valoração de mercado das distribuidoras de energia elétrica. Assim, os indicadores de qualidade podem traduzir a eficiência da organização em aproveitar seus recursos na prestação de serviços ao cliente, que por sua vez, se associaria ao desempenho financeiro. Por fim, ilustra-se que há  a correlação positiva e significante entre fator de desempenho e fator de valoração. Esta investigação, contribui para o campo de pesquisa, à medida que reconhece a necessidade de integração de variáveis não quantitativas e quantitativas para o desenvolvimento das organizações, em especial setores que recebem o intervencionismo do Estado de modo direto no que incumbe fomento, regulação e fiscalização.

Biografia do Autor

Caroline Szpanick de Oliveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

MBA – Gestão Contábil e Tributária - Universidade Federal do Paraná - UFPR

 

Iago França Lopes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR
Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva

Doutor em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças)

Mestre em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças)

Especialista em Auditoria, Contabilidade e Finanças e Gestão Empresarial

Graduado em Ciências Econômicas

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos