CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL

Autores

  • Anderson Betti Frare Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jafah Rezende Barboza Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i3.5316

Palavras-chave:

Sistema de Controle Gerencial. Tomada de Decisão. Gestão. Publicações Científicas.

Resumo

O processo de gestão e tomada de decisão apresenta-se de forma relevante no contexto empresarial, não sendo diferente no campo científico que busca compreender e explicar os fenômenos relacionados a tal. Adentre esta perspectiva, surge o Sistema de Controle Gerencial (SCG), meio pelo qual os gestores se utilizam para promover subsídios na tomada de decisão. Ademais, o SCG configura-se como uma importante área dentro da Contabilidade. Assim, o estudo objetiva analisar quais as características das publicações sobre SCG. Para coleta de dados, uma amostra de 721 artigos científicos foi coletada da Web of Science. Estes dados foram tratados nos softwares R e RStudio, no package bibliometrix. Os achados apontam crescimento de publicações a partir de 2007, relevância dos periódicos Accounting Organizations and Society e Management Accounting Research, intensa presença de universidades e pesquisadores da Austrália, maior rede de parcerias internacionais provindas de autores norte americanos e palavras-chaves recentes que apontam temas como sustentabilidade, inovação, psicologia e equações estruturais. Os achados contribuem para a revisitação da literatura sobre SCG e possíveis tendências que podem ser acompanhadas e instrumentalizadas pelos gestores.

Biografia do Autor

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Gerencial, Sistema de Controle Gerencial e Desempenho Organizacional.

Jafah Rezende Barboza, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Membro da Acadêmia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Conselheiro no CRCRS e Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC. Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Regulação e Controle.

Downloads

Publicado

2021-07-01