EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA FORMAÇÃO DE INCONSCIENTE COLETIVO NO CONHECIMENTO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i3.5356

Palavras-chave:

Inconsciente Coletivo. Estratégias de Aprendizagem. Autorregulação. Ensino de Ciências Contábeis. Contabilidade de Custos.

Resumo

Este artigo investiga o inconsciente de diferentes grupos de alunos quanto a aceitação dos métodos de custeio variável e absorção, observando-se os potenciais efeitos do nível de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada utilizadas pelos alunos. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada junto a 186 alunos de Ciências Contábeis de três IES do Estado de Santa Catarina. Os resultados encontrados evidenciam que nem todos os estudantes participantes da pesquisa mudaram sua postura ao longo do curso. A formação docente contribuiu para que em todos os casos as médias relacionadas as diferentes concepções dos alunos aumentassem, indicando maior aderência aos preceitos do custeio variável após o curso da disciplina de contabilidade de custos, o que não foi observado entre todos os discentes da amostra. Esta mudança também não foi percebida de maneira uniforme no grupo de estudantes que já possui experiência profissional na área contábil, resultado que sugere a existência de um tipo específico de inconsciente coletivo relacionado ao uso de sistemas de contabilidade baseados na contabilidade financeira. Os achados desta pesquisa também indicam que há uma mudança de comportamento dos alunos quanto ao desenvolvimento de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Tais evidências sugerem que a formação de diferentes inconscientes coletivos está associada de maneira distinta a compreensão adequada dos conceitos relacionados aos métodos de custeio variável e por absorção, sendo que: formação docente, práticas de ensino, ênfase na abordagem dos conteúdos, experiência profissional na área contábil e estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada são variáveis que contribuem para seu entendimento.

Biografia do Autor

Vinicius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Departamento de Ciências Contábeis (DCC)

http://lattes.cnpq.br/1916486402947867

Downloads

Publicado

2021-07-02