O IMPACTO DA COVID-19 MEDIADO PELA RESILIÊNCIA HUMANA EM MICROEMPREENDORES DO RAMO DA BELEZA

Autores

  • Aline Francilurdes Nery do Vale Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Mestranda em Administração.
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Potiguar (UNP)/Doutoranda em Administração e Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). http://orcid.org/0000-0002-0388-3959
  • Agostinha Mafalda Barra De Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Docente do curso de Administração.
  • Suzana Virgínia da Costa Regis Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Mestranda em Administração.
  • Joyce Silva Soares de Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Graduada em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5488

Palavras-chave:

Resiliência. Microempreendedores. Setor da beleza.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o grau de resiliência dos microempreendedores individuais que atuam no ramo da beleza em uma cidade do Rio Grande do Norte durante a pandemia da COVID-19. Para fins metodológicos, este estudo possui caráter descritivo de cunho quantitativo. Foram realizadas entrevistas virtuais, por meio do aplicativo WhatsApp, em cumprimento a recomendação de isolamento social (OMS, 2020), com dez microempreendedoras do ramo da beleza da cidade de Mossoró-RN. Para a compreensão dos relatos obtidos, foi utilizada a técnica da Análise de Núcleos de Sentido (ANS), adaptada por Mendes (2007). Quanto aos resultados dos dados, emergiram-se novas categorias associadas às dimensões da resiliência humana proposta por Perim et al. (2015). Com base nos relatos apresentados, de forma geral, as entrevistadas apresentaram baixos níveis de resiliência humana. Desse modo, o estudo possui relevância gerencial ao considerar e analisar esse constructo como um traço de personalidade necessário para enfrentar momentos de crise e de competitividade organizacional. Além disso, tem-se a relevância acadêmica da pesquisa, visto que não foram encontrados estudos sobre resiliência de microempreendedores no contexto da pandemia da COVID-19, tornando este um gap de pesquisa.

Biografia do Autor

Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Mestranda em Administração.

Mestranda em Administração. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar (UNP)/Doutoranda em Administração e Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutoranda em Administração. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Agostinha Mafalda Barra De Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Docente do curso de Administração.

Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca (2009) - titulação validada pela Universidade Federal da Bahia (2010).

Suzana Virgínia da Costa Regis, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Mestranda em Administração.

Mestranda em Administração. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Joyce Silva Soares de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Graduada em Administração.

Graduada em Administração. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE