SE NÃO MUDAR ESTÁ FRITZ: UM CASO SOBRE O MODELO DE EQUILÍBRIO PONTUADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5516

Palavras-chave:

Caso para Ensino. Modelo do Equilíbrio Pontuado. Adaptação Estratégica. Mudança Estratégica. Estratégia.

Resumo

O objetivo do caso para ensino é apresentar as mudanças e adaptações estratégicas realizadas em uma empresa familiar, e seus 31 anos de história (1987-2018), criada e gerenciada por mulheres. O caso é baseado em dados reais, coletados através de entrevistas
semiestruturadas, análise de conteúdo. A identificação dos personagens e do estabelecimento são fictícios, para manter o sigilo do caso, já os dados e as datas são reais. A análise é baseada no modelo de equilíbrio pontuado de Tushman e Romanelli (1985). O caso para ensino foi desenvolvido para ser utilizado e disciplinas da área de estratégia, em cursos de graduação e pós-graduação. Ao longo de sua trajetória foi possível identificar os pontos de evolução, as adaptações planejadas e realizadas pelas gestoras da empresa, assim como as mudanças necessárias para sua manutenção e equilíbrio, entre períodos de inércia ao longo do tempo, até o sucesso dos dias atuais.

Biografia do Autor

Michele Raasch, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais - UFPEL. Bacharel em Administração- UFPEL

Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas.

Professor no Departamento de Administração - FAT/UFPEL;

Professor no Programa de Pós-Grasuação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais- UFPEL.

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí.

Jaqueline Chagas Vasconcelos, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais - UFPEL.

Bacharel em Economia - UFPEL

Downloads

Publicado

2022-02-01

Edição

Seção

Casos para Ensino