COVID-19 E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS NO SETOR DA MODA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5552

Resumo

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia pela Covid-19, doença que teve sua primeira notificação na China. Desde então, diversos países têm adotado medidas restritivas para evitar o contágio do vírus causador da doença. Tais ações, têm levado à suspensão de diversas atividades comerciais, sendo que o setor da moda tem sido citado entre aqueles mais afetados. O objetivo do estudo foi verificar os stakeholders que as empresas do setor da moda no Brasil, compreenderam que possuíam uma maior necessidade de aproximação diante da iminência da Covid-19 e qual a atitude das organizações no momento inicial da pandemia. Procedeu-se a coleta de dados, por meio documental, nas teleconferências referentes aos resultados do último trimestre de 2019, as quais foram realizadas após o dia em que já havia sido decretado o estado de pandemia nas empresas do setor da moda listadas na B³. Verificou-se que as empresas possuem cinco grupos de stakeholders: funcionários, clientes, fornecedores, governo e investidores. Porém, o maior alvo das empresas no momento da pesquisa estava sendo os funcionários, visando a saúde do trabalhador e a manutenção do emprego, bem como os clientes focando na manutenção das vendas e do contato com este grupo. A pesquisa esclareceu como algumas empresas estão se comportando e com quais grupos têm procurado relacionar-se no momento crítico, permitindo que interessados em tais empresas tenham acesso a uma informação sobre quais são as ações adotadas pelas organizações visando mitigar os resultados negativos tanto no âmbito financeiro como da saúde pública.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Mestra e Bacharela pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Sergipe. Membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE