ADAPTABILIDADE DE CARREIRA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5606

Palavras-chave:

Carreira. Adaptabilidade. Bibliometria.

Resumo

Objetivo: Avaliar a produção científica sobre adaptabilidade de carreira dos últimos 10 anos, no período de 2010-2019.

Método / Abordagem: Realizou-se uma revisão bibliométrica da literatura nos bancos de dados Web of Science e Scopus, entre os meses de janeiro a fevereiro de 2020, resultando, respectivamente, na seleção de 390 e 417 publicações. As publicações foram analisadas em função do ano, área, autor, fonte, país, tema e hot topics.

Principais resultados: Verificou-se que em ambas as bases pesquisadas há concentração de publicações quanto ao tema no ano de 2019, nos Estados Unidos da América, sendo os hot topics Desenvolvimento da Carreira e Empregabilidade, principalmente na área de Psicologia.

Originalidade / Relevância: O uso da bibliometria vem a ser uma ferramenta de busca e disseminação do conhecimento científico, possibilitando aos pesquisadores uma análise quantitativa e prognóstica das publicações realizadas em determinadas áreas científicas.

Palavras-chave: Carreira. Adaptabilidade. Bibliometria.

Biografia do Autor

Juciéle Fátima Coradini, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em AdministraçÍo - UNIVALI, Mestranda em Administração - UFSM

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista do CNPq, nível 2. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Engenharia de Produção. Graduado em Matemática pela Universidade Franciscana, UFN.

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração (PPGA/UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM); Especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos (SETREM); Bacharel em Administração (SETREM).

Mauren Pimentel Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Franciscano. Mestre em Administração Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Comportamento inovador, estresse e trabalho GPCET. Foi docente das faculdades Fisma, Sobresp, UFSM e Dom Alberto.

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestra em Administração pela UFSM. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP. 

Downloads

Publicado

2022-02-01