GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO NA ÁREA DE SEGURANÇA UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5616

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as competências dos servidores da área de segurança da Universidade de Brasília.

Método / abordagem: Este mapeamento ocorreu por meio de pesquisa documental e refinamento das informações em um grupo focal. A análise da situação das competências considerou uma pesquisa do tipo survey e a técnica de cluster para análise dos dados.

Principais resultados: O mapeamento identificou 41 (quarenta e uma) competências aplicáveis para a área de segurança universitária, divididas entre as dimensões de conhecimento, habilidade e atitude. A situação das competências mapeadas não foi positiva, os resultados indicaram um amplo conjunto de competências importantes, porém que não são dominadas pela equipe de segurança da Universidade de Brasília.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Após este estudo, que identificou as competências dos servidores da segurança da universidade, criou-se uma oportunidade para os gestores de realizar cursos ou treinamento para estes profissionais. A falta de estudos na literatura sobre a segurança universitária contribuiu para o ineditismo deste trabalho, trazendo importância gerencial para um futuro treinamento das lacunas (gaps) identificadas.

Originalidade / relevância: A gestão por competências está inserida na modernização dos processos de gestão da administração pública. Para tanto, é preciso mapear as competências necessárias em uma determinada área e, então, analisar a situação das mesmas para subsidiar intervenções.

Biografia do Autor

Fabiano da Cruz Rodrigues, Universidade de Brasília

Mestre em Gestão Pública grau obtido na Universidade de Brasília (2020), Bacharel em Biblioteconomia graduado pela Universidade de Brasília (2008). Realizei especialização em Gestão Universitária na Universidade de Brasília (2010).

Celso Vila Nova de Souza Júnior, Universidade de Brasília

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2002), mestrado em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (2005) e mestrado em Economia pela Georgia Institute of Technology em Atlanta, Georgia, EUA (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados à Microeconomia aplicada. Publicou artigos em periódicos especializados. Recebeu um prêmio (Tower Award 2008) pela sua performance acadêmica. Trabalhou como assistente de pesquisa III da Diretoria de Estudos Macroeconômicos no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, além de lecionar as disciplinas de Estatística, Matemática Financeira, Microeconomia, Teoria dos Jogos, Economia da Regulação, Formação Econômica do Brasil, História do Pensamento Econômico, Economia Ambiental, Economia da Informação, Finanças Públicas e Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Foi professor substituto da Universidade de Brasília (UnB). Durante cinco anos exerceu o cargo de assessor pedagógico do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Brasília. Participou como membro do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Católica de Brasília. Faz parte da Comissão Permanente de Avaliação da AEUDF como membro externo. Atualmente é Professor da Universidade de Brasília e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública - PPGP.

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2003), mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, concluídos nos anos de 2007 e 2011 na área de concentração de economia, política e administração florestal. Atualmente é professor e orientador dos programas de Pós-graduação em Gestão Pública, Ciências Ambientais e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Faculdade UnB de Planaltina. Tem experiência na área de gestão, economia e política florestal e ambiental, métodos quantitativos e avaliação de impactos ambientais.

Downloads

Publicado

2022-02-01