A INFLUÊNCIA DA HOSPITALIDADE NA GESTÃO DE CRISE NOS NEGÓCIOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Vanuza Rodrigues Bastos Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0001-7016-7365
  • Ana Cláudia Guimarães Antunes Universidade Anhembi Morumbi
  • Adiler Caroline Vilkas Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5708

Palavras-chave:

Hospitalidade. Gestão de negócios. Gestão de crise. Isolamento social. COVID-19.

Resumo

Sob a perspectiva da hospitalidade entre as organizações e seus stekeholders, na gestão de crise, este estudo pretendeu identificar as ações e atitudes hospitaleiras que colaboraram para as relações comerciais e a sobrevivência dos negócios durante o isolamento social provocado pela pandemia do vírus COVID-19. Metodologicamente, tem-se a abordagem qualitativa e exploratória, sendo utilizado para a coleta de dados um questionário estruturado online com perguntas abertas e disponibilizado de forma online, entre os dias 15 a 30 de junho de 2020. Obteve-se como amostra 114 questionários respondidos, cujos dados foram tratados pela Análise de Conteúdo e com apoio da técnica de inferência. Os resultados confirmaram que a adoção dos ritos da hospitalidade nos negócios promove boas relações entre a organização e seus stakeholders, possibilitando os acordos e as parcerias em tempos de crise. Considerou-se que, mesmo sem ter a noção mais definida sobre hospitalidade, muitos respondentes encontraram em seus ritos um caminho para dar continuidade a seus negócios e reduzir os efeitos negativos do isolamento social.

Biografia do Autor

Vanuza Rodrigues Bastos, Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em Biblioteconomia na UFMG, especialização em Novas Tecnologias da Comunicação pela Fafi-BH atual UNI-BH, mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizonte e doutora em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Hospitalidade. Administração. Gestão de risco. Gestão de crise. Comportamento humano nas organizações. Metodologias qualitativas

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-doutora em Turismo e coordnadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Ana Cláudia Guimarães Antunes, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre e doutoranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi

Adiler Caroline Vilkas, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre e doutoranda em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE