É HORA DE IR PARA CASA: REFLEXÕES SOBRE O IR E VIR SEM SAIR DO LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5730

Palavras-chave:

home office, teletrabalho, coronavírus, Teoria Organizacional, estrutura física.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus alterou significativamente as formas de trabalho, colocando sob holofotes o home office, adotado emergencialmente por inúmeras organizações, no intuito de manter o distanciamento social e a continuidade das atividades. Os obstáculos desta prática são distintos quando relacionados aos níveis organizacional e individual. Alguns dos desafios reconhecidos por esta modalidade de trabalho são amplamente discutidos, com a existência de publicações contendo melhores práticas. Ao refletir acerca das discussões neste campo à luz dos estudos organizacionais, observa-se uma clara ênfase na estrutura física dos locais de trabalho. Com vistas a contribuir com a temática, este artigo objetiva contribuir para uma reflexão acerca do home office no contexto da pandemia de COVID-19, sob a luz da Teoria das Organizações e na ótica do trabalhador. Para tal, foi realizada uma apreciação da literatura sobre a Teoria das Organizações, além de 34 entrevistas exploratórias realizadas com trabalhadores que iniciaram na modalidade home office devido ao isolamento social.  Como resultados, identificamos que o debate sobre home office no contexto da pandemia de COVID-19 sob a luz da Teoria das Organizações pode ser agrupado em cinco grupos temáticos, relacionados à: necessidade de vigília e mecanismos de controles; criação de significados por meio das estruturas físicas; ressignificações dos espaços familiares; comunicação espontânea e informal; reconstrução da rotina e criação de condicionamentos simbólicos. Para além destes, identificamos ainda reflexões subjetivas, relacionadas com a expressão do poder e identidade do grupo.

Biografia do Autor

Gabriela Ostrovski Cabral, UDESC

Doutoranda em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestra e Bacharela em Administração por essa mesma Universidade. Meus interesses em pesquisa são: Estudos Organziacionais e Teoria das Organziações; fenômenos relacionais e subjetividade na gestão; trabalho remoto e gestão de pessoas.

Graziela Dias Alperstedt, UDESC

Graziela Dias Alperstedt fez pós-doutorado na Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas - EAESP; doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em estratégia empresarial; mestrado em Administração na UFSC; e graduação em Administração de Empresas na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq entre os anos 2011 a 2016. É professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG) onde atua na graduação em Administração Empresarial e nos Programas de Pós-Graduação Profissional e Acadêmico em Administração. É líder do grupo de pesquisa Strategos: Organizações e Processos Organizacionais. Coordena o Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social - LEDs e o Observatório de Inovação Social de Florianópolis - OBISF. Integra a Rede de Pesquisadores EMES - Emergence of Social Enterprises in Europe, e o Programa Academia, do Instituto de Cidadania Empresarial (SP). Atua junto a organizações e conselhos acadêmicos. Coordenou a Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD, de 2015 a 2017, onde também foi líder de tema, de 2009 a 2011 e membro do Comitê Científico de 2012 a 2015. Em 2019 foi responsável pelo Tema "Publicação Tecnológica em Administração e Contabilidade" e em 2020 o Tema Design Science Research na administração e contabilidade. É membro do corpo editorial e parecerista de diversos periódicos. Entre seus temas de interesse, estão: Organizações e Sustentabilidade, Estudos Organizacionais, Inovação Social, Ensino e Pesquisa Qualitativa em Administração. Atuou em empresas e em diversas instituições de ensino superior de Santa Catarina em cargos de gestão e como docente na graduação e na pós-graduação. Atuou no Diretório do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (FOPROF) e na editoria da Revista Tecnologias de Administração e Contabilidade - TAC, da ANPAD. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) em Administração da ESAG/UDESC.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE