PROJEÇÕES NOS FATOS RELEVANTES DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DA B3: IMPACTOS DA COVID-19

Autores

  • MAYARA BEZERRA BARBOSA Universidade de Brasília (UnB)
  • CÉSAR AUGUSTO TIBÚRCIO SILVA Universidade de Brasília (UnB)
  • MARIANA PEREIRA BONFIM Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • JOSÉ MAURO MADEIROS VELÔSO SOARES Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5747

Palavras-chave:

Projeções; Fatos Relevantes; Tempestividade; Covid-19; Coronavírus.

Resumo

As dimensões do efeito da COVID-19 e suas respectivas implicações nos negócios ainda é pouco conhecida. Para compreender aspectos relacionados a esse novo cenário, esta pesquisa teve por objetivo analisar os reflexos dos primeiros meses da pandemia da COVID-19 no volume de divulgação de fatos relevantes relacionados com as projeções das empresas de capital aberto da Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Utilizou-se o banco de dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde foram identificados 1.712 fatos relevantes (FR) divulgados entre 01/01/2020 e 31/07/2020, além de 1.421 FR para igual período em 2019. Excluindo os cancelados e inativos, foram lidos e analisados 2.882 (1.582 em 2020 e 1.300 em 2019) fatos relevantes, a fim de identificar a existência de conteúdo sobre projeções. A amostra final compreendeu, respectivamente em 2019 e 2020, 81 e 163 fatos relevantes, de 48 e 95 empresas, que mencionaram um dos termos: “previsão”, “projeção”, “estimativa” e/ou “guidance”. Comparando com o mesmo período, houve um aumento de, aproximadamente, 33% na divulgação de fatos relevantes em 2020, destacando-se os relacionados à suspensão de projeções de atividades e de previsões de resultados. O setor financeiro e o de transportes foram os que mais divulgaram fatos no período, ainda que de forma não tempestiva. Esta pesquisa contribui para a reflexão e avaliação de melhorias no processo de previsões da informação contábil, com observância ao comportamento e tempestividade dos gestores em reportar fatos relevantes que possam impactar a tomada de decisão dos usuários.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE