COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Vilmar Michereff Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Ghisi Feuerschütte
  • Patrícia Beckhäuser Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5752

Palavras-chave:

Identidade. Comunicação organizacional. Pandemia. COVID-19.

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe consigo consequências que afetaram as pessoas em diferentes dimensões de seu cotidiano. As alterações de rotina exigiram, além do distanciamento social, a rápida adaptação às novas formas de comunicação a distância. Este estudo se propôs a entender as percepções dos sujeitos da pesquisa acerca da comunicação durante o período de pandemia, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito organizacional ou do trabalho. Para isso, foi realizado um levantamento, a partir da aplicação de questionários online, junto a 120 participantes de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Dentre os resultados, pode-se identificar ampla adesão ao trabalho remoto, bem como aos principais canais de comunicação adotados. A maioria dos participantes relata ter emoções negativas com relação ao uso de tecnologias de comunicação e informação, seja no seu dia a dia, no âmbito pessoal e familiar, ou nas atividades profissionais. Ainda assim, sentem-se seguros e sem maiores dificuldades em utilizá-las no atual momento, ainda que seja necessária a regulamentação quanto ao uso e abordagem de novas formas de comunicação organizacional.

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE