ALÉM DOS LIMITES DO VAREJO FÍSICO: AS DIFICULDADES DAS LOJAS FÍSICAS AO IMPLEMENTAREM UM E-COMMERCE

Autores

  • Samuel Carminatti
  • Francine Zanin Bagatini FGV EAESP
  • Lais Rech
  • Natalia Araujo Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6045

Palavras-chave:

Loja online. Implementação do E-commerce. Vendas online.

Resumo

Objetivo: O presente estudo visa identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos proprietários de lojas físicas ao implementarem uma plataforma e-commerce.

Método / abordagem: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório por meio de entrevistas com dez proprietários de lojas físicas, os quais possuem uma plataforma e-commerce em funcionamento e atuam em diversos segmentos de negócio.

Principais resultados: Entre as dificuldades enfrentadas, observa-se maior carga de trabalho, a falta de profissionais qualificados para executar a operação, dificuldade de contratação e confiança nos serviços das agências digitais, dificuldade com a produção de conteúdo para os produtos divulgados no e-commerce e dificuldade de integração do estoque da loja física e da loja online.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Os gestores brasileiros precisam estar atentos ao planejarem e implementarem um novo canal de vendas como um e-commerce. A gestão de uma loja online demanda conhecimento, planejamento, organização e integração entre as operações realizadas na loja física e na loja online.

Originalidade / relevância: A presente pesquisa possibilitou compreender as dificuldades de implementação de uma plataforma e-commerce no contexto de empresas brasileiras já consolidadas no varejo físico. Com o intuito de mitigar as dificuldades, foi possível mapear os pontos de atenção que devem ser previstos pelos gestores brasileiros ao iniciarem a implementação de um e-commerce.

Downloads

Publicado

2022-02-01