OS HONORÁVEIS MESTRES DE ARTES MARCIAIS ORIENTAIS: CARREIRA EMPREENDEDORA

Autores

  • Sidney Roberto Cabral Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-7849-4632
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-5036-6823

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6124

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Carreira. Carreira Empreendedora. Artes Marciais.

Resumo

Objetivo: Investigar o desenvolvimento da carreira dos honoráveis mestres das artes marciais orientais.

Método / abordagem: O estudo é qualitativo, considerando os estágios e ciclos da carreira empreendedora. Teve como universo 6 honoráveis mestres de artes marciais orientais. Utilizou-se as entrevistas semiestruturadas, realizadas entre novembro de 2014 e setembro de 2015, com um conjunto de técnicas inerentes à análise de conteúdo, seguindo as etapas: (i) pré-análise, (ii) exploração do material e (iii) tratamento dos resultados, inferência e interpretação.

Principais resultados: A carreira dos sujeitos resultou em uma forma singular, multicanal e multicíclica, em modelo de coexistência da carreira de mestre e da carreira empreendedora. Na maestria, o indivíduo permanece em crescimento durante toda a vida, sem saída ou aposentadoria da organização. No viés empreendedor, os empreendimentos se somam com o intuito de agregar valor e patrimônio.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: O estudo contribui para o campo do conhecimento da carreira empreendedora dos honoráveis mestres de artes marciais. Espera-se que esse passo se some ao bojo das pesquisas e desperte a oportunidade em um novo filão por parte de instituições, pesquisadores e entes públicos, para as possibilidades que esse ramo cultural pode oferecer, tanto nos aspectos filosóficos como nos aspectos econômicos.

 Originalidade / relevância: Os honoráveis mestres, enquanto empreendedores, tendem a conduzir carreiras e vidas em consonância com empreendimentos e mestria, e isto é essencial para ampliar compreensões nesse campo do conhecimento científico, tornando-se relevante para o campo do conhecimento do desenvolvimento de carreiras e do empreendedorismo.

Biografia do Autor

Sidney Roberto Cabral, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (2015). Assessor área empresarial - Banco do Brasil S/A.

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-02-01