SENTIDO DO TRABALHO E A ESCOLHA PELA VIDA NA CASERNA PARA MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Autores

  • Marcela Giuliani Denardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica da Silva Maciel
  • Luis Felipe Dias Lopes
  • Luciana Davi Traverso

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6152

Palavras-chave:

Sentido do trabalho. Militar. Exército brasileiro.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos do trabalho para militares de carreira do Exército Brasileiro.

Método/abordagem:  A pesquisa caracterizou-se a partir do método quantitativo. Para a coleta de dados, aplicou-se o instrumento Escala do Trabalho com Sentido, proposta por Bendassolli e Borges-Andrade (2015), em 166 servidores militares de carreira do Exército Brasileiro. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva.

Principais resultados: Como principais resultados, percebeu-se que os militares veem elevado sentido em seus trabalhos, com médias altas em todos os indicadores, com destaque para aqueles concernentes à qualidade das relações de trabalho. Em relação à comparação entre servidores, foram constatadas maiores médias na percepção do sentido do trabalho de oficiais em relação a praças.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Os esforços empenhados na pesquisa podem se constituir em benefícios para o Exército Brasileiro, considerando que a compreensão sobre a percepção do sentido do trabalho para os militares pode servir como base para desenvolver ações de melhoria no trabalho, especialmente no que tange à diferença entre oficiais e praças. Pelo fato de o Exército ser uma instituição importante para a garantia da soberania e segurança nacionais, melhorar a forma pela qual seus recursos públicos, inclusive humanos, são empregados, é garantir uma Administração Pública de melhor qualidade para a sociedade.

Originalidade / relevância: O presente artigo destaca-se por ser uma das poucas pesquisas organizacionais realizadas com o Exército Brasileiro, instituição que é importantíssima para a soberania nacional. Apesar de algumas limitações, a exemplo da falta de subjetividade da aplicação de um instrumento como a Escala do Trabalho com Sentido, pode-se perceber diversos aspectos que perpassam o sentido que o militar do Exército dá ao seu trabalho.

Downloads

Publicado

2022-02-01