ESCALA DE CURIOSIDADE RELACIONADA AO TRABALHO: VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Romulo Matos de Moraes Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre https://orcid.org/0000-0003-2357-0869
  • Rosalee Santos Crespo Istoe Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6355

Palavras-chave:

Curiosidade Relacionada ao Trabalho. Desempenho Comercial. Psicometria.

Resumo

Objetivo: Introduzir no contexto brasileiro o conceito de Curiosidade Relacionada ao Trabalho, um estado em que o indivíduo tem interesse na forma como sua atuação afeta a empresa, confrontando problemas complexos a partir de novas estratégias.

Método: Estudo psicométrico com uso de Análise Paralela para validar a escala de mensuração do novo construto e utilização de Regressão Múltipla Linear para identificar sua relação com a performance laboral. A amostra contou com dados de 273 profissionais de vendas.

Principais resultados: Disponibilização de uma escala de mensuração de curiosidade replicável, metodologicamente adaptada e validada para o português. Identificou-se, no desempenho dos profissionais entrevistados, indícios consistentes de um impacto positivo e significativo dessa motivação intrínseca que leva a comportamentos investigativos.

Contribuições: Este trabalho contribui para o campo do Comportamento Organizacional ao possibilitar, para o cenário estudado, a inclusão da curiosidade como uma variável inovadora para fins de recrutamento, avaliações ou desenvolvimento de recursos humanos. O novo conceito pode auxiliar na explicação de variações de desempenho não captadas por construtos tradicionais.

 Originalidade: A inserção de um conceito inédito no panorama brasileiro amplia as possibilidades de pesquisas organizacionais relacionadas ao comportamento e obtenção de conhecimento no ambiente de trabalho, além de permitir a comparação de resultados e troca de informações com a comunidade científica internacional.

Biografia do Autor

Romulo Matos de Moraes, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre

Doutorando em Cognição e Linguagem - UENF. Mestre em Administração - FUCAPE Business School (2016). Especialista em Administração e Marketing (2012). Especialista em Práticas Pedagógicas (Ifes-2020). Graduado em Administração de Empresas (2002). Diretor de Administração e Planejamento do Ifes - Campus de Alegre. Linhas de Pesquisas: Comportamento Organizacional; Política Organizacional; Psicologia Organizacional.

Rosalee Santos Crespo Istoe , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Ciências, Mestre em Psicologia. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Downloads

Publicado

2022-02-01